Grécia: Mantém-se a esperança de permanecer no euro (vídeo)

(DR)
(DR)
(DR)

A meio da tarde de domingo, após o início da cimeira da zona euro em Bruxelas, os gregos mantinham a esperança de que seria possível um acordo para manter a Grécia na moeda única europeia.

Uma semana após o referendo que permitiu ao povo grego dizer “não” a mais austeridade, o governo de Alexis Tsipras vê-se obrigado a negociar medidas cada vez mais duras.

“Estamos a acompanhar os acontecimentos e preocupamo-nos com o futuro. Eu acredito que temos de permanecer na zona euro, porque queremos ter um futuro melhor. Acredito que um ‘Grexit’ seria um desastre para nós”, assegura este grego.

Uma mulher conta que “nas últimas duas semanas a situação agravou-se muito. Acredito que os gregos não imaginam o país fora da zona euro e da Europa. Resta-nos esperar pelo melhor.”

“Não temos mais vida. Não tenho dinheiro para pagar a renda e a conta de luz. Nunca poderia imaginar que iria viver uma experiência como esta, mas espero, ainda, que aconteça alguma coisa”, anseia este homem.

Para conseguir um terceiro resgate da União Europeia Atenas tem de aceitar medidas como o aumento dos impostos ou uma reforma no sistema de pensões.

A incerteza ainda paira sobre a Grécia. Em qualquer caso, é necessário que as pessoas façam mais sacrifícios. Os gregos permanecem céticos sobre o futuro e todos concordam que o caminho para a recuperação será longo e difícil. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA