Grécia: Governo pede novo SIM ao parlamento para começar a discutir resgate na sexta-feira

(euronews.com)
(euronews.com)
(euronews.com)

O governo grego enfrenta um novo teste, esta quarta-feira, quando o parlamento se prepara para votar um segundo pacote de reformas exigidas pela Troika.

Os primeiros debates iniciaram-se esta manhã, na comissão parlamentar das Finanças, com o ministro Euclides Tsakalotos a lembrar a urgência de aprovar as medidas, para iniciar as discussões sobre o novo programa de resgate já na sexta-feira.

“Temos duas semanas, três fins de semana para negociar o novo acordo, por isso é importante acabar com esta fase de ações preliminares para começar a discutir o novo resgate já no final desta semana”, declarou Tsakalotos.

As medidas votadas hoje visam o sistema de resgate dos bancos e a reforma da Justiça, de forma a acelerar e reduzir custos dos processos judiciais.

“Para nós, a única escolha é aprovar estas medidas de forma a pôr termo a esta situação e a que possamos regressar à Europa e aos mercados. E eventualmente poderemos ainda mudar a Europa também”, afirma um habitante de Atenas.

A votação vai voltar a testar a solidez da coligação governamental, dividida após a aprovação do primeiro pacote de reformas na semana passada.

Decisões como o aumento do IVA ou o adiamento da idade da reforma, permitiram, em contrapartida, a reabertura dos bancos esta semana, assim como a atribuição de uma ajuda de emergência a Atenas que, entretanto já saldou as dívidas de junho e julho com o FMI e o BCE. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA