Grécia começa semana com reabertura de bancos e choque fiscal (vídeo)

(DR)
(DR)
(DR)

Os bancos na Grécia reabrem as portas esta segunda-feira, depois de três semanas fechados. As medidas de controlo de capitais também são aliviadas e os gregos passarão a poder levantar 420 euros por semana nas caixas multibanco.

Mas o início da semana também traz más notícias para a população, com a entrada em vigor dos aumentos do IVA, aprovados pelo parlamento de Atenas na passada quarta-feira para respeitar os compromissos do acordo concluído em Bruxelas.

O IVA passa assim de 13 a 23 por cento numa série de bens e serviços, do açucar aos táxis, passando pelos funerais e pela restauração.

O governo espera assim receitas adicionais de perto de oitocentos milhões de euros ainda este ano.

Um residente de Atenas diz que “o que for decidido para a Grécia será feito. As novas medidas mudam nada. Não será diferente dos últimos cinco anos. Elas tinham de ser introduzidas, porque eram necessárias”.

Outro diz que “os que dependem do Estado ficarão pior. Seria bom se aparecesse um novo ‘cérebro’, com novas ideias”.

Entre a reabertura dos bancos e o choque fiscal, a semana que agora começa é crucial para o restabelecimento da economia grega, quando a situação do país continua ainda bastante precária. (euronews.com)

por Rodrigo Barbosa | Com AFP

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA