Georges Chikoti participa no Conselho de Ministros da CPLP em Dili

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Pedro Parante)

O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, desloca-se terça-feira (dia 21) para Dili, Timor Leste, onde vai participar da XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece no dia 24 do corrente mês.

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Pedro Parante)
MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Pedro Parante)

A reunião será presidida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Hernâni Coelho. A cerimónia de abertura será orientada pelo primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo.

O XX conselho de ministros da CPLP é precedido da 31ª reunião ordinária de Pontos Focais de Cooperação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza nesta segunda-feira (dia 20), cujo objectivo é analisar aspectos relativos à execução financeira de 2015.

Precede igualmente o XX conselho, a reunião, no dia 22, do Grupo Técnico de Preparação do Comité de Concertação Permanente e, no dia 23, a 184ª reunião ordinária do Comité de Concertação Permanente.

De acordo com a agenda de trabalhos, no dia 23, proceder-se-á à inauguração da Representação da CPLP em Díli e ao lançamento mundial do Programa CPLP Audiovisual.

Além do balanço das várias actividades desenvolvidas durante o primeiro ano da Presidência Rotativa da CPLP por Timor-Leste, também serão apresentados os relatórios do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e da Confederação Empresarial da CPLP.

Os Estados-membros vão ainda debater a Nova Visão Estratégica, a globalização, a questão da mobilidade dos cidadãos na Comunidade e a nova visão de Cooperação pós-2015.

O Relatório do Presidente do Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz das Nações Unidas, pelo antigo Presidente da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta será igualmente apreciado durante a XX reunião.

Na XX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP participam, além de Angola, os ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA