França: Criadores de gado querem garantias mais fortes (vídeo)

(DR)
(DR)
(DR)

Em França, o movimento de protesto dos criadores de gado continua com o bloqueio de auto-estradas. O dispositivo de apoio de 600 milhões de euros, proposto pelo governo, e que pode ir até 1,1 mil milhões de euros, não parece ter sido suficiente para acalmar o descontentamento.

Este representante da Federação Nacional de Sindicatos de Explorações Agrícola explica :

“O nosso objetivo não é realmente contestar por contestar. Estamos a lutar para conseguirmos obter e penso que o governo percebeu um pouco tarde porque faz já dois ou três meses que enviamos o alerta sobre o cenário económico que nos atinge”.

Os criadores de gado que protestam contra os preços baixos que lhes são pagos pelo seu trabalho e querem um plano que vá além da emergência.

Manuel Valls, primeiro-ministro francês responde:

“Há um plano de emergência que foi bem recebido e depois há um plano para longo prazo. Evidentemente, todos eles estão à espera de uma proposta prática e estamos a dizer-vos que vamos mobilizar-nos nos mercados nacionais e internacionais”.

Os criadores de gado reiteram que pretendem garantias mais fortes e que a mobilização continuará se não forem ouvidos.

Laurence Alexandrowicz, enviada da euronews comenta:

Os agricultores puseram fim ao bloqueio aqui em Lyon na estrada A6, mas eles não estão satisfeitos,
querem que os grandes hiper e supermercados e os intermediários aumentem os preços. Eles decidiram que se não forem ouvidos nos próximos dias ou próximas semanas continuam o movimento”. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA