FIFA elege novo presidente a 26 de Fevereiro

(REUTERS)
(REUTERS)
(REUTERS)

A FIFA anunciou que levará a cabo uma eleição presidencial extraordinária a 26 de Fevereiro, para decidir quem assumirá o cargo de Joseph Blatter.

Uma reunião de emergência do comité executivo da FIFA em Zurique determinou esta segunda-feira, 20 de Julho, que o novo presidente da organização que dita o rumo do futebol mundial será eleito a 26 de Fevereiro de 2016.

A 2 de Junho Joseph Blatter anunciou que ia “convocar um congresso extraordinário” para o “substituir enquanto presidente”. Mais tarde, a 26 de Junho, esclareceu que não se demitiu, o que fez foi colocar-se a si e ao seu gabinete “nas mãos do congresso da FIFA”.

Em Maio, a FIFA esteve no centro de um escândalo que envolveu parceiros, dirigentes e ex-dirigentes da instituição, e a “demissão” de Blatter parecia ser o culminar do caso.

Até ao momento, escreve a CNN, apenas duas pessoas – o antigo internacional brasileiro Zico e Musa Bility, presidente da Associação de Futebol da Libéria – anunciaram a sua candidatura, sendo expectável que outros se cheguem à frente agora que foi anunciada a data da eleição.

Existe alguma especulação em torno de uma possível candidatura de Michel Platini, actual presidente da UEFA, mas, escreve a CNN, este ainda não tomou qualquer decisão sobre esta matéria.

Caso avance com uma candidatura, Platini, agora com 60 anos, é considerado um dos principais favoritos, escreve o Record, salientando que este já garantiu o apoio de quatro das seis confederações mundiais. Apenas a Confederação Africana de Futebol (CAF) e a confederação da Oceânia não apoiariam o actual líder da UEFA. (jornaldenegocios.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA