Ler Agora:
Farc dizem que suspensão de bombardeios na Colômbia é avanço para negociação de paz
Artigo completo 2 minutos de leitura

Farc dizem que suspensão de bombardeios na Colômbia é avanço para negociação de paz

(REUTERS)

(REUTERS)

A guerrilha Farc classificou nesta terça-feira de “positiva” a decisão do governo colombiano de suspender os bombardeamentos contra acampamentos rebeldes e disse que isso contribui para a negociação de paz que busca acabar com o conflito armado mais antigo do continente.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, determinou no fim de semana a suspensão dos bombardeamentos aéreos contra os acampamentos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia para reduzir a intensidade do conflito armado depois de uma violenta escalada da guerrilha e a resposta do governo, o que complicou as conversações.

“A determinação do senhor presidente é uma medida que contribui para gerar um clima de confiança propício para avançar na discussão dos temas pendentes do Acordo Geral de Havana”, disse o guerrilheiro Carlos Antonio Lozada, em comunicado lido à imprensa no centro de convenções de Havana, onde ambas as partes negociam o fim do conflito.

A decisão de Santos ocorre depois que o grupo rebelde declarou um cessar-fogo unilateral das hostilidades a partir de 20 de Julho, ao que o governo respondeu com uma redução das acções militares contra insurgentes.

Mas em Bogotá, o presidente alertou nesta terça-feira que uma ruptura do cessar-fogo da guerrilha dificultaria o futuro da negociação que pretende encerrar um conflito de mais de meio século que deixou 220.000 mortos.

“Realmente acredito que se for violado novamente o cessar-fogo, vai ser muito difícil reconstruir o processo no futuro”, disse Santos durante um evento. (reuters.com)

 

por Nelson Acosta, com reportagem adicional de Luis Jaime Acosta, em Bogotá

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »