EUA: Hillary promete Irão sem armas nucleares se for eleita

(Foto de PAUL J. RICHARDS/AFP)
(Foto de PAUL J. RICHARDS/AFP)
(Foto de PAUL J. RICHARDS/AFP)

A pré-candidata democrata favorita na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton, prometeu, nesta terça-feira, que o Irão nunca terá armas nucleares se ela for eleita presidente dos Estados Unidos em 2016.

Em uma dura declaração a respeito do acordo sobre o programa nuclear iraniano obtido hoje, Hillary garantiu que “como presidente, usarei todos os meios disponíveis em nosso arsenal para obrigar o cumprimento rigoroso do Irão”.

“A mensagem ao Irão deveria ser alta e clara: nunca permitiremos que vocês adquiram armas nucleares; não durante o prazo desse acordo – nunca”, completou a ex-secretária de Estado, que participou das primeiras conversas confidenciais com Teerão, no governo Obama, sobre o tema.

Hillary disse que ainda analisa os detalhes do acordo, mas deu seu apoio ao documento.

“Baseada nos relatórios que recebi e em uma revisão dos documentos, apoio o acordo porque pode nos ajudar a evitar que o Irão obtenha armas nucleares”.

“Com uma aplicação rigorosa, uma verificação firme e consequências rápidas para qualquer violação, este acordo pode tornar Estados Unidos, Israel e nossos parceiros árabes (países) mais seguros”, estimou Clinton.

A pré-candidata à presidência advertiu que a assinatura do acordo é apenas o primeiro passo, e que sua “aplicação efectiva” será de primordial importância.

“Diante da longa história e da experiência da comunidade internacional com o comportamento do Irão, a maior prioridade deve ser a aplicação efectiva do acordo”. (afp.com)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA