EUA: Donald Trump chama John McCain de idiota

(Foto de Frederic J. Brown/AFP)
(Foto de Frederic J. Brown/AFP)
(Foto de Frederic J. Brown/AFP)

O magnata americano e pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump lançou um ataque incomum contra o senador republicano John McCain, afirmando que o ex-piloto, feito prisioneiro durante a guerra do Vietname, não merecia seu status de “herói”.

“Ele não é um herói de guerra. Virou um herói de guerra porque foi capturado”, disse Donald Trump neste sábado em um comício político em Iowa. “Eu gosto de pessoas que não foram capturados”, lançou.

O comentário imediatamente provocou indignação nas fileiras republicanas, sendo John McCain uma das figuras do Congresso.

McCain, de 78 anos, foi piloto durante a guerra do Vietname. Em Outubro de 1967 o seu avião foi abatido por um míssil e precisou ejectar-se. Ferido e capturado, permaneceu cinco anos e meio em cativeiro onde foi torturado.

Donald Trump, de 69 anos, evitou a guerra ao obter múltiplos adiamentos de alistamento, de acordo com documentos publicados pela imprensa em 2011.

Donald Trump respondia a uma pergunta sobre as críticas do senador sobre pronunciamentos de Trump a respeito da imigração. Em Junho, o magnata do sector imobiliário relacionou os imigrantes mexicanos ilegais a criminosos, o que provocou uma onda de indignação.

John McCain, um defensor da reforma do sistema de imigração, declarou na quinta-feira com sua franqueza habitual que Donald Trump “excitou os nerds” com as suas declarações anti-imigrantes.

Trump respondeu que John McCain era um “idiota”, dizendo que foi o “último” classificado na Academia Naval de Annapolis. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA