Estudantes angolanos participam no campeonato mundial de Robótica

Gonçalves Muandumba - Ministro dos Desportos (Foto: Alberto Julião)
Gonçalves Muandumba - Ministro dos Desportos (Foto: Alberto Julião)
Gonçalves Muandumba – Ministro dos Desportos (Foto: Alberto Julião)

Quatro estudantes do primeiro ciclo do ensino geral vão representar o país no 20º Campeonato do Mundo de Robótica, na China, na modalidade de Dança, de 17 a 23 de Julho do corrente ano, na cidade de Hefei.

Tratam-se dos estudantes Joshua Still, Kiany Xisto, Elisa Ribeiro e Iverson Dantas, pertencentes ao colégio “Nossa Senhora da Muxima”, que vão interagir por meio da dança com alguns animais robóticos, tendo como lema “ O valor da Paz”, para celebrarar os 40 anos de independência de Angola e a conquista da paz.

Para o ministro da Juventude e Desporto, Gonçalves Muandumba, que presenciou a cerimónia de despedida dos concorrentes, é louvável a iniciativa por se tratar da primeira vez que uma equipa angolana vai participar num evento do género, conciliando as tecnologias com outras disciplinas, para um resultado na vida prática e social.

“Estamos num bom caminho no sentido dos mais jovens dominarem as novas tecnologias de informação, para que o país possa ter cientistas e mais engenheiros, uma vez que estes são considerados inventores, apesar do auxílio dos professores” frisou.

O campeonato Mundo de Robótica visa promover a ciência e a tecnologia junto dos jovens do ensino de base, através da experimentação da aprendizagem de electrónica e robótica, promovendo, entre várias actividades, a competição entre robôs integralmente produzidos pelos concorrentes.

A competição visa, igualmente, o estudo e desenvolvimento da inteligência artificial e da robótica, fornecendo desafios e problemas onde várias tecnologias e metodologias se podem combinar para obter os melhores resultados e soluções, imaginando situações da vida real, como busca e salvamento, futebol e dança.

O “Robocup” é uma competição mundial que se realiza anualmente desde 1997. O Japão albergou a primeira edição. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA