Desportos motorizados: Acidente adia resultados do “GP” cidade do Kilamba

Corrida de Karting (Foto: Angop/Arquivo)
Corrida de Karting (Foto: Angop/Arquivo)
Corrida de Karting (Foto: Angop/Arquivo)

Os resultados do 5º Grande Prémio de Karting (BCI/TKL2015) e Super-moto, também alusivo aos quatro anos da Cidade do Kilamba, serão divulgados apenas nos próximos dias, em virtude de um acidente registado na última manga dos carros (DD2), disputada hoje (domingo) nas artérias desta centralidade, em Luanda, com a participação de meia centena de pilotos das distintas especialidades.

O facto foi avançado à imprensa no local, pelo vogal de direcção da Associação Provincial de Desportos Motorizados de Luanda (APDML), António Salgueiro, após interrupção da terceira corrida dos karting em que dois concorrentes tiveram um ligeiro choque, tendo um deles despistado e atropelado o mecânico de uma das equipas.

Além do membro da classe técnica, que teve fractura num dos membros inferiores e sangramento na cabeça, obrigado a ser evacuado para uma das unidades hospitalares, outros espectadores com ferimentos ligeiros foram prontamente assistidos no local pelos serviços de socorro e bombeiros.

“Lamentamos o acidente que ocorreu já na terceira e última manga da categoria do DD2, que obrigou-nos a interromper a prova. Por isso, a Associação Provincial de Luanda de Desportos Motorizados vai reunir, para analisar a situação e divulgar os resultados finais, de acordo com os regulamentos existentes”, disse.

Por sua vez, o presidente da comissão administrativa da centralidade do Kilamba, Joaquim Israel, que também expressou sentimento pelo sucedido, afirmou que das mais de 15 provas já disputadas naquele recinto, este é o primeiro acidente verificado, apesar das advertências e de todas as condições de segurança criadas.

Idênticas posições foram também manifestadas por Leonel da Rocha Pinto e Zaza Rodrigues, ambos da organização do evento, bem como o comandante da Polícia na circunscrição, o superintendente chefe Clemente Pontes.

Numa parceria da APDML /Rodas & Eventos, a prova reuniu mais de 20 corredores de karts e 10 em super-motos e foi em três mangas de 20 voltas, para a classe de DD2 (carros para adultos).

Além de duas mangas nas super-motos, contou com 15 voltas, para os Max/KF (júnior), e duas mangas de cada cinco (voltas), em iniciados, no karting. A super-moto, que cumpriu com as duas mangas previstas, hoje foi dominada pelo consagrado piloto Hélder Coelho “vuty”, que liderou os dois turnos.

Sábado esteve reservado para a limpeza da pista, verificações administrativas, confirmações das inscrições, montagem dos equipamentos, briefing pilotos e chefes de equipas, treinos livres (20 em 20 minutos cada categoria, e cronometrados (super-moto).

Já hoje, no dia da competição, anteceder as partidas dos carros e motos, o programa reservou verificações técnicas – pesagem (pista fechada), treinos livres karts e super-motos e briefing de apresentação dos regulamentos.

Igualmente inserido no Campeonato de Karting e Super-moto, tem como líderes das respectivas especialidades o piloto Custódio Neto (motos), Stephano Vandeste (DD2-sénior), 75, e Ana Mafalda Duarte (Max júnior/iniciados).

São detentores dos títulos provinciais os pilotos Rui Alves, da equipa JOLIF (júnior) e Élcio Lacerda, Team EL, (sénior), enquanto que a competição na super-moto foi introduzida apenas na presente época. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA