Desmaio de Gilberto “catalisa” atenções da semana desportiva

GILBERTO É TRANSPORTADO PARA UMA DAS CLÍNICAS DE LUANDA (Foto: Angop)

Os angolanos, particularmente os amantes do futebol viveram momentos de preocupação na sequência do desmaio do médio Gilberto, do Benfica de Luanda, no encontro com o Progresso do Sambizanga para a 18ª jornada do Girabola2015, domingo no estádio dos Coqueiros, em Luanda, facto que marcou a semana desportiva.

GILBERTO É TRANSPORTADO PARA UMA DAS CLÍNICAS DE LUANDA (Foto: Angop)
GILBERTO É TRANSPORTADO PARA UMA DAS CLÍNICAS DE LUANDA (Foto: Angop)

O capitão da selecção nacional de futebol “Palancas Negras” caiu inanimado aos 27 minutos de jogo, pouco tempo depois de ter chocado com um contrário, tendo sido prontamente socorrido pela equipa médica dos dois conjuntos. já visivelmente recuperado, foi levado para uma das unidades hospitalar de Luanda, onde se encontra até hoje, segunda-feira, em estado considerado estável.

Segundo fonte médica, o atleta teve um traumatismo craniano após choque com um contrário que afectou a região do sobrolho.

Incidente à parte, os “encarnados” da capital acabaram por vencer a partida por 2-1 e garantiram a manutenção da segunda posição do Girabola2015 com 35 pontos, atrás do Recreativo do Libolo com 39, enquanto os “sambilas” ocupam o 8º posto com 23.

O líder Libolo goleou o Desportivo da Huíla por 5-1, enquanto o Kabuscorp do Palanca venceu a Académica do Lobito (2-1) ocupando agora a terceira posição com 30 pontos. O Interclube assegurou o quarto posto (29) após vitória ante o Petro de Luanda, por 1-0, este último sétimo da geral com 26.

No fundo da tabela, o Recreativo da Caála mantém-se na 15 ª posição com 17 pontos após triunfo ante o Domant FC do Bengo (16º/13).

A semana registou ainda jogos dos oitavos-de-final a Taça de Angola em futebol, apurando-se para a fase seguinte o Petro de Luanda que venceu o Desportivo da Huíla (1-0), o Kabuscorp do Palanca derrotou o Esmael FC do Uíge (2-1) e Interclube ultrapassou o Sporting de Cabinda (1-0).

Ainda do futebol, os Palancas Negras disputarão apenas a segunda fase das eliminatórias de acesso ao Campeonato do Mundo em 2018 na Rússia, de acordo com o sorteio realizado em São Petersburgo.

O país viu reduzido de quatro para duas o número de equipas participantes nas Afrotaças em função do abaixamento de Angola no Ranking da FIFA, com o agravante das equipas nacionais, nos últimos anos, não passarem à fase seguinte nas competições africanas de clubes. A partir de 2016, Angola terá apenas um representante na Liga dos Clubes Campeões e outro na Taça da Confederação.

Outro assunto de destaque da semana foi o anúncio da não integração do poste Yanick Moreira na selecção nacional sénior masculina de basquetebol que prepara o Afrobasket2015, a disputar-se de 19 a 30 de Agosto, na Tunísia.

A falha do basquetebolista deve-se a necessidade de regressar aos Estados Unidos de América para treinos específicos, tendo em vista a pré-época nos Los Angeles Clippers. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA