Cunene: Cento e 90 mil pessoas afectadas pela seca no Ombadja

(D.R)

Xangongo – Pelo menos 190 mil pessoas das comunas de Xangongo, Naulila, Mucupe, Humbe e Ombala-yo-mungo, encontram-se afectadas pelo fenómeno da seca no município de Ombadja, província do Cunene, deu a conhecer nesta quarta-feira o administrador loca, Manuel Domingos Taby.

(D.R)
(D.R)

De acordo com o responsável, o fenómeno tem maior incidência nas comunas do Naulila, Mucupe e Ombala-yo-mungo, onde os seus habitantes carecem sobretudo de agua e alimentos, uma vez que as chuvas praticamente não se fizeram sentir.

Segundo disse, a região tem vindo nos últimos sete anos com situação de cheias e por conseguinte seca, e por consequência disso os agricultores não conseguem ter bons aproveitamento na produção  agrícola , que é considerada principal renda alimentar das comunidades.

Para acudir as populações, referiu estar em curso  um plano de apoio social as famílias mais vulneráveis com atribuição de agua via cisterna, numa acção dos serviços de proteção civil, bem como atribuição de alimentos sobretudo cereais e farinha de milho.

“O numero cresceu significativamente em relação aos anos anteriores, o que aumenta a responsabilidade dos órgãos governativos  em acudir as principais dificuldades das populações, não sou no domínio da seca, mais de outros que visa o combate a fome e pobreza, “frisou.

Com uma extensão territorial de 12 mil e 264  quilómetros quadrados, o município de Ombadja, conta com uma população de 230 mil e 077 habitantes. (portalangop.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA