Cuanza Norte: Mais de mil alfabetizandos terminam I fase do PAAE

Aula de Alfabetização (ANGOP)
Aula de Alfabetização (ANGOP)
Aula de Alfabetização (ANGOP)

Camabatela – Mil e 945 cidadãos concluíram com êxito, no município de Ambaca, província do Cuanza Norte, a I fase do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), realizado de Fevereiro a Março deste ano, menos 418 em relação ao igual período de 2014, informou hoje, quinta-feira, em Camabatela, o coordenador da Alfabetização da região, Teixeira Kawanda.

Em declarações à Angop, o responsável disse que estiveram matriculados no curso dois mil e 282 alfabetizados matriculados na 1ª época do ano lectivo, período em que foram ministrados dois métodos de ensino, designadamente, “Sim Eu Posso” e “Gostar de ler e escrever”.

Das duas mil e 282 pessoas inscritas no curso, precisou, mil e 741 foram mulheres, que tiveram também a melhor percentagem de aproveitamento escolar, com 80 porcento.

Segundo o responsável, o bom aproveitamento escolar dos alfabetizados está relacionado com as poucas desistências dos alunos, fruto de várias palestras de sensibilização da população nas comunidades sobre a importância de saber ler e escrever.

O sector da Alfabetização na região possui 87 alfabetizadores, sendo 42 a ensinarem no método “Sim Eu Posso” e 45 no sistema “Gostar de Ler e Escrever”.

O programa de alfabetização, com duração de três meses, engloba os módulos I, II, III, equivalendo da 1ª a 6ª, classe, é uma iniciativa do Executivo angolano e materializado pelo Ministério da Educação.

O programa tem o objectivo de acabar com o analfabetismo no país. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA