Cuando Cubango: PND prevê implantação do sistema de bibliotecas

Conservação dos livros pelas bibliotecas facilita divulgação do saber (Foto: Angop)

Menongue – A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, informou segunda-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, que o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013/2017 prevê a implantação do sistema nacional de bibliotecas, quer a nível das províncias, como nos municípios.

Conservação dos livros pelas bibliotecas facilita divulgação do saber (Foto: Angop)
Conservação dos livros pelas bibliotecas facilita divulgação do saber (Foto: Angop)

Falando num encontro com o governador do Cuando Cubango, Higino Carneiro, e membros do governo provincial, no âmbito da cerimónia de inauguração do memorial ao rei Mwene Vunongue, a realizar-se nesta terça-feira, Rosa Cruz e Silva explicou que o sistema nacional de bibliotecas visa, sobretudo, a ampliação e multiplicação dos acervos bibliotecários em todo território nacional.

Realçou que a biblioteca nacional já produziu material e informação suficiente para municiar os governos provinciais da tipologia das bibliotecas que devem construir, de acordo com a realidade que melhor se enquadra em função do espaço geográfico e quantidade demográfica.

Quanto ao acervo bibliográfico, a ministra afirmou que para o período de 2015 até 2017 deverão ser envidados esforços no sentido de acabar com a problemática da falta de livros nas bibliotecas.

No âmbito do seu programa de actividades a província, Rosa Cruz e Sila manteve igualmente um encontro com os reis, rainhas e sobas das províncias da Lunda Sul, Moxico e Huambo, convidados para a homenagem ao rei Mwene Vunongue. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA