Cuando Cubango: OMA recomenda reforço no resgate dos valores culturais

Membros da OMA (Foto: Angop)

Menongue – Participantes a VII reunião ordinária do comité provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA) do Cuando Cubango recomendaram segunda-feira, a todas militantes da agremiação a engajarem-se no resgate dos valores culturais para se dignificar as origens.

Membros da OMA (Foto: Angop)
Membros da OMA (Foto: Angop)

Segundo o comunicado final desta reunião, realizada no comité provincial do MPLA, numa orientação da primeira secretária local da OMA, Maria Isabel Ferro Kamué, para o efeito as militantes devem trabalhar com as fontes orais (no caso do comité de honra e outras anciãs) no sentido de transmitirem aos jovens os seus conhecimentos.

No domínio de informação e novas tecnologias, recomendaram que o secretariado executivo provincial da OMA medie, junto das estâncias competentes, a expansão do sinal da Rádio Nacional de Angola (RNA) e da Televisão Pública de Angola em todo o território daquela região do país.

No critério alfabetização e ensino de adultos, os membros recomendaram ao secretariado provincial que deve, junto da entidade de direito, envidar esforços no sentido de aumentar o número de alfabetizadores e que haja uma boa mobilização para a sua aderência.

No âmbito da solidariedade e aconselhamento jurídico, a VII reunião ordinária recomenda que os comités municipais passem a enviar periodicamente os mapas com dados referentes aos actos de solidariedade realizados, devendo ainda o secretariado executivo provincial da OMA, junto da direcção local da Família e Promoção da Mulher e da direcção da saúde, encontrar mecanismos de aquisição de kits para parteiras tradicionais.

Em termos de organização – vida interna e gestão de militantes, recomendou-se que nas próximas visitas do secretariado se dê a conhecer, com antecedência, os secretariados municipais e comunais a serem visitadas, bem como a revisão e actualização dos dados estatísticos dos municípios por faixa etária, nível académico, composição social, entre outros. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA