Cuando Cubango: National Geographic termina primeira fase de expedição nos rios Cuito e Cubango

(National Geographic Logo)

Cuíto Cuanavale – Volvidos quarenta e três dias, uma equipa de expedição da norte-americana “National Geographic”, composta por quinze integrantes, entre os quais uma angolana, terminou nesta quarta-feira (01) uma expedição nos rios Cuito e Cubango, na província do Cuando Cubango.

(National Geographic Logo)
(National Geographic Logo)

O périplo por estas regiões visou a identificação e registo das distintas espécies vegetais e animais existentes.

Ao falar à imprensa, a sua chegada no município do Cuíto Cuanavale, localidade que dista a 198 quilómetros de Menongue, capital do Cuando Cubango, a ambientalista angolana Jani da Silva Freita Costa, que integrou a comitiva, confirmou que a expedição durou quarenta e três dias, partindo de canoa desde a nascente.

Segundo Jani da Silva Freita Costa, a segunda fase da referida expedição começa na próxima segunda-feira (06), passando pela fronteira entre Angola e Namíbia, e termina no dia 15 de Agosto, estendendo-se até ao delta do Okavango, no Botswana.

Sobre o desenvolvimento dos trabalhos, disse que a expedição foi exaustiva a todos os níveis, tanto físicos, psicológicos e emocionais.

Disse que o objectivo da expedição é descrever as espécies da biodiversidade que estão ao longo do rio Cuito, do delta do Okavango e do rio Cubango.

Mas o projecto no geral, explicou a ambientalista, é muito mais do isso, porque o delta do Okavango é património cultural da UNESCO, acrescentando que National Geographic pretende estender o património com a inclusão do rio Cuito e Cubango que alimentam o delta do Okavango.

“Portanto, o delta do Okavango não seria nada se não tivesse os rios que o alimentam”, sublinhou.

Nesta primeira fase, a expedição permitiu já a identificação de 40 espécies de peixes, das quais seis são novas, 500 espécies de plantas, entre as quais 376 novas, 400 espécies de pássaros, das quais cinquenta novas, distintos répteis, anfíbios, entre outras espécies animais. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA