Conselheiro de Obama é o novo economista-chefe do FMI

Christine Lagarde à porta do Eurogrupo (EPA/LAURENT DUBRULE)
Christine Lagarde à porta do Eurogrupo (EPA/LAURENT DUBRULE)
Christine Lagarde à porta do Eurogrupo
(EPA/LAURENT DUBRULE)

Sai Olivier Blanchard, entra Maurice Obstfeld.

Será este o novo economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), norte-americano de Nova Iorque, 63 anos, professor na Universidade de Berkley e conselheiro económico do Presidente dos EUA, Barack Obama. Assume funções no próximo dia 8 de Setembro, indica o FMI numa nota enviada aos jornais.

Tal como Blanchard, Obstfeld passou pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology. Não sendo um especialista no “caso difícil da economia portuguesa”, trabalho que celebrizou Blanchard cá e na Europa, o novo conselheiro económico de Christine Lagarde tem dedicado muita da sua investigação à crise da dívida europeia e à área do euro.

“Estou muito feliz pelo Maurice se juntar a nós no Fundo”, diz a diretora-geral do FMI, destacando “as credenciais académicas e a vasta experiência internacional” que vão assegurar “a liderança intelectual do FMI, neste momento crucial”.

Lagarde diz que Obstfeld “é globalmente conhecido pelo seu trabalho sobre economia internacional e é considerado um dos macroeconomistas mais influentes do mundo”. (dinheirovivo.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA