Cinco balseiros cubanos conseguem chegar à Flórida

(AFP)
(AFP)
(AFP)

Um grupo de cinco imigrantes cubanos conseguiu, a bordo de uma embarcação rústica, chegar em terra em uma luxuosa localidade da Florida, informou nesta quinta-feira o jornal Miami Herald.

Os balseiros, todos homens, chegaram na madrugada de terça-feira a Key Colony Beach, uma área exclusiva de mil habitantes perto de Marathon, Florida, onde contactaram um policial que os levou para a Guarda Costeira, segundo o chefe de polícia local.

Os cinco cubanos, que chegaram em bom estado de saúde, saíram no domingo de Cárdenas, Cuba, e poderão permanecer nos Estados Unidos, segundo as leis americanas que concedem benefícios migratórios aos cubanos que conseguem tocar em terra.

Já os capturados no mar são devolvidos para a ilha comunista.

O temor do fim desses benefícios, que não dizem respeito a imigrantes de outras nacionalidades, impulsionou o fluxo de balseiros cubanos para a Florida desde que Washington e Havana começaram um processo de reaproximação.

Segundo cifras da Guarda Costeira americana, desde Outubro cerca de 3.000 cubanos tentaram chegar por mar aos Estados Unidos. (afp.com)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA