Chefe de política externa da UE vai a Teerão conversar sobre acordo nuclear e temas regionais

(DR)
(DR)
(DR)

A chefe das relações exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, chegou a Teerão nesta terça-feira para discutir a implementação do acordo fechado entre o Irão e seis potências mundiais com o objectivo de conter o programa nuclear iraniano em troca de uma alívio nas sanções, informou a TV estatal local.

O acordo foi fechado em 14 de Julho entre Irão, Estados Unidos, França, Rússia, China, Grã-Bretanha e Alemanha para encerrar um impasse de mais de uma década sobre o polémico programa nuclear.

“Mogherini, da UE, chegou a Teerão e vai se encontrar com autoridades, incluindo o presidente Hassan Rouhani e o ministro de Relações Exteriores (Mohammad Javad) Zarif e outros funcionários”, disse a TV estatal.

Majid Takhteravanchi, um dos vice-chanceleres do Irão, disse mais cedo que “cooperação mútua, o acordo nuclear e questões regionais” também seriam discutidas entre Mogherini e autoridades iranianas durante a visita de um dia.

Na segunda-feira, Mogherini reuniu-se com autoridades da Arábia Saudita para tentar diminuir as preocupações sobre o acordo que ela ajudou a mediar com o Irão, arqui-rival dos sauditas. (reuters.com)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA