Carlos Veiga condecorado nos 40 anos de independencia

Antigo Primeiro-Ministro Carlos Veiga (D.R)

Cabo Verde, – O presidente cabo-verdiano condecorou domingo, 29 personalidades e instituições, entre elas o antigo primeiro-ministro Carlos Veiga (1991/2000), por ocasião do 40.º aniversário da independência de Cabo Verde.

Antigo Primeiro-Ministro Carlos Veiga (D.R)
Antigo Primeiro-Ministro Carlos Veiga (D.R)

O acto, o último das celebrações centrais oficiais da efeméride, decorreu numa unidade hoteleira da Ribeira Grande de Santiago (“Cidade Velha”), 10 quilómetros a oeste da Cidade da Praia.

Entre os convidados figurou o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e da Saúde, Paulo Macedo, que deixou hoje à noite a Cidade da Praia com destino à Guiné-Bissau, onde cumprirá, segunda-feira, uma visita igualmente de 24 horas.

Jorge Carlos Fonseca reiterou que as condecorações se justificam pelo facto de a conquista de uma sociedade de homens livres só foi possível graças ao “espírito de entrega e de determinação do heroico e nobre povo das ilhas”, que lutou pela independência política e económica, pela democracia e pela afirmação identitária.

Carlos Veiga, actual 2.º vice-presidente da Assembleia Nacional foi o único a receber a mais alta distinção atribuída pelo Estado de Cabo Verde, a medalha e diploma do Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral.

O Segundo Grau da Ordem Amílcar Cabral foi atribuído a duas personalidades cabo-verdianas residentes fora de Cabo Verde: Maria Helena Lopes da Silva, médica residente em Portugal, e Raúl Mendes Fernandes Júnior, investigador e sociólogo residente na Guiné-Bissau, ambos ausentes da cerimónia.

Entre os condecorados figuraram tamém Luís Mariano Montemayor, núncio apostólico da Santa Sé (Primeira Classe da Medalha de Mérito), o académico e diplomata cabo-verdiano Corsino Tolentino (Primeira Classe da Medalha de Mérito), o grupo musical Os Tubarões e o jornal de inspiração cristã Terra Nova (ambos com a Primeira Classe da Medalha do Vulcão). (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA