Cabo Verde assume presidência da Conferência dos ministros da Juventude e Desportos da CPLP

Bandeira de Cabo Verde (DR)
Bandeira de Cabo Verde (DR)
Bandeira de Cabo Verde (DR)

A República de Cabo Verde passa a assumir a presidência rotativa anual da Conferência dos ministros da Juventude e Desportos da CPLP, em substituição de Moçambique, que terminou o seu mandato sexta-feira durante a VIII reunião deste fórum.

Dos grandes de desafios, além das questões ligadas à juventude, Cabo Verde tem a responsabilidade de organizar os X jogos da comunidade, em 2016, e a nona conferência dos responsáveis máximos do sector.

O ministro cessante, Alberto Nkutumula, disse na ocasião que a nível do desporto a lusofonia teve os seus êxitos, concretamente no incremento da cooperação, sobretudo no capítulo da formação e na concessão de estágios por parte do Brasil e Portugal para com os países da organização.

Desejou êxitos a Cabo Verde nesta árdua tarefa, mostrando-se disponível em apoiar para cada vez mais elevar a dimensão e acções dos jovens desportistas.

No capítulo da juventude, o governante moçambicano disse que durante a sua presidência elegeu como prioridades temas que são transversais para os países membros, nomeadamente das questões da habitação, do emprego, da educação e aquilo que hoje é comum aos próprios jovens: as tecnologias de informação e comunicação.

Participam nesta VIII reunião, além do anfitrião, o ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muanduma, o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Marcelino Leal Sanches, bem como os representantes do Brasil, Portugal, Timor-Leste e Cabo Verde.

Guiné Bissau e Guiné Equatorial não se fizeram presentes.

Durante o encontro os ministros, entre outros assuntos, aprovaram o relatório de actividades do secretário-geral 2014/2015 e abordaram os principais desenvolvimentos na comunidade em matérias de desporto e juventude. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA