Burundi: ONU põe em causa validade das eleições de segunda-feira

BURUNDI:ELEIÇÕES (Foto: Marco Longari)

Nações Unidas (EUA)- As nações Unidas manifestaram quinta-feira em dúvida a validade das eleições legislativas e comunais no Burundi, marcadas por intimidação e violência, na véspera de uma nova jornada mortífera em Bujumbura.

BURUNDI:ELEIÇÕES (Foto: Marco Longari)
BURUNDI:ELEIÇÕES (Foto: Marco Longari)

Segundo as primeiras conclusões da Missão da Observação Eleitoral da ONU, desdobrada desde Janeiro deste ano naquele país, as eleições decorreram num ambiente que não era propício para a realização de um escrutínio livre, credível e inclusivas, escreve André Viollaz para aAFP.

A missão sublinha que junta a isso, “as preocupações manifestadas pela União africana, A Comunidade da África dos Estados do Leste e da Conferência Internacional dos Grandes Lagos”.

Num texto de nove páginas, a ONU pormenoriza os actos de violência, de intimidação e violações dos direitos Humanos e restrições à liberdade de expressão ao longo da campanha eleitoral e até no dia do escrutínio.

O escrutínio decorreu num clima de medo e de intimidação generalizada nalgumas partes do país e recorda que as violências tiveram lugar antes da campanha eleitoral e depois do escrutínio em Bujumbura. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA