Burkina Faso: Burkinabes homenageiam vítimas da queda do avião da Air Algérie

MAPA DO BURKINA FASO (Foto: Angop)

Ouagadougou – Os familiares das vítimas do despenhamento da aeronave AH 5017 da companhia argelina Air Algérie, no qual todos os 116 ocupantes morreram, a 24 de Julho de 2014, realizam nesta sexta-feira, em Ouagadougou, um acto de homenagem para assinalar o 1º aniversário desta tragédia, soube-se no local.

MAPA DO BURKINA FASO (Foto: Angop)
MAPA DO BURKINA FASO (Foto: Angop)

Segundo o programa da cerimónia transmitido à PANA, as delegações estrangeiras e nacionais eram esperadas quinta-feira na capital burkinabe, para à noite participarem de uma vigília fúnebre, marcada por intervenções das autoridades políticas, religiosas e tradicionais, organizada em memória dos desaparecidos.

Nesta sexta-feira será prestada uma homenagem às vítimas, seguida do lançamento das obras de construção de uma estela.

O voo AH5017 da rota Ouagadougou-Argel despenhou-se, a 24 de Julho de 2014, no norte do Mali, meia hora após a sua descolagem.

O avião McDonnel 83, fretado pela Air Algérie à companhia espanhola de leasing Swiftair, transportava 116 passageiros, dos quais 54 franceses, 23 burkinabes, oito libaneses, seis argelinos, vários cidadãos de outros países e os seis membros da tripulação espanhóis, que pereceram todos no acidente aéreo.

Alguns dias após o despenhamento, as caixas negras do aparelho foram descobertas e enviadas para Paris para análises.

Segundo os juízes de instrução encarregados do dossier, a causa principal do acidente foi “a desactivação do sistema anticongelante das sondas do motor, quando a temperatura externa e a zona húmida atravessada exigiam a sua activação”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA