Benguela: Quatro indústrias de transformação de tomate serão instaladas no país

Benguela: Governador provincial, Isaac dos Anjos (Foto: António Lourenço)
Benguela: Governador provincial, Isaac dos Anjos (Foto: António Lourenço)
Benguela: Governador provincial, Isaac dos Anjos (Foto: António Lourenço)

Quatro indústrias de transformação de tomate serão instaladas no país até ao final deste ano, afirmou sábado, no município do Cubal, o governador de Benguela, Isaac dos Anjos.

Falando à margem de uma palestra sobre “A importância do tomate e da indústria na economia mundial”, no âmbito da Feira Nacional de Tecnologia Agrícola (Tecno Campo) que decorreu naquela localidade de 10 a 11 deste mês, Isaac dos Anjos deu a conhecer tal acontecerá nas províncias da Huíla, Benguela, Namibe e Bengo.

O governante destacou a importância do incentivo da produção de tomate para a sustentabilidade de indústria com vista a reduzir a dependência da importação desse produto e

apelou aos produtores a investirem no sector para alavancar a economia nacional.

Exemplificou que a República Democrática do Congo e Angola são os países mais consumidores de tomate importado de África. Daí a necessidade que se impõe ao sector na inversão desse quadro, contribuindo assim ao desenvolvimento do país.

Já o prelector do tema, Artur Santos, destacou a produção de tomate no contexto mundial, acrescentado que as dez maiores unidades estão confinadas ao hemisfério norte, reservando para África uma pequena escala, nomeadamente na Tunísia e África do Sul.

“Angola tem todo potencial para entrar na corrida dos grandes produtores, sendo para tal necessário que a aplicação das novas tecnologias esteja ao alcance de satisfazer as necessidades que se impõem ao contexto”, afirmou.

Os participantes à palestra visitaram ainda os campos agrícolas com variedades de culturas como tomate, cebola, pimento, batata rena, melão, entre outras, foram esclarecidos sobre a inseminação artificial e assistiram a uma gincana de cavalos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA