Assinados acordos de parceria entre empresas angolanas e francesas

François Holland - Presidente da França (Foto: Angop)

Vários acordos para a concretização de parcerias foram rubricados nesta sexta-feira, em Luanda, entre instituições empresariais angolanas e francesas nos domínios da energia, água, ambiente e hoteleiro.

François Holland - Presidente da França (Foto: Angop)
François Holland – Presidente da França (Foto: Angop)

A cerimónia foi testemunha pelo Presidente da República de França, François Hollande, e pelo ministro angolano da Relações Exteriores, Georges Chikoti.

Dentre os acordos, destacam-se entre o Ministério da Energia e Águas e a Francesa Vergnet, para a produção de energia solar a partir das centrais térmicas de Ondgiva e Xangongo (Cunene) e em como dotar as duas barragens de meios para captar e distribuir electricidade.

Com as Acoor, as AAA rubricaram uma parceria para a abertura de 50 hotéis, num contrato de gestão até 2017 e a gestão de mais de seis mil e 200 quartos, assim como a criação de três mil empregos.

Foi decidido ainda a criação de um consórcio para a implementação de um projecto para a modernização do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (Inamet).

Um outro acordo trata da instalação de 300 sistemas de produção de energia eléctrica, a partir de rios, numa parceria entre empresas dos dois países.

Está ainda previsto, nos termos dos acordos rubricados, o financiamento para o fornecimento de oito embarcações equipadas com meios para combater a poluição resultante, essencialmente, da produção petrolífera.

A fundação África – França e a associação de empresários de Luanda decidiram criar uma parceria para a intensificação da cooperação entre os dois países, promover a implantação de empresas francesas em Angola e a formação de quadros angolanos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA