Artistas da nova geração em prémio internacional

OS DETROIA (D.R)

Os Detroia, Dj Darcy e Maya Zuda concorrem em mais uma edição do African Entertainment Awards, prémio que distingue anualmente artistas africanos e afro-descendentes e personalidades ligadas a moda, ao desporto e a televisão.

OS DETROIA (D.R)
OS DETROIA (D.R)

A gala de consagração acontece a 31 de Outubro, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, data em que são anunciados os vencedores das 28 categorias e é realizada a respectiva entrega dos troféus.

O quarteto angolano de kuduro Os Detroia foi nomeado a categoria de revelação e artistas em ascensão, com o sucesso “Bela”, tema que os permitiu ficar em residência artística por mais de sete meses no exterior do país, em 2014. Os Detroia, formados por Mauro Rodas, Lil Tinas, Lux Star e Melodia, participaram em mais de 20 concertos realizados em Moçambique, África do Sul, Cabo Verde, Congo Democrático, Namíbia, Portugal, Brasil, Espanha, França, Tailândia e na China.

O DJ Darcy concorre na classe de melhor colaboração, com a música “Wawera”, feita no género afro house e incluída no repertório do segundo CD do projecto “Team de Sonho”, com a participação vocal de Daniel Nascimento, Preto Show e Maya Zuda. Maya Zuda, voz feminina de maior sucesso do género afro house em Angola, é outra artista da nova vaga que concorre ao African Entertainment Awards deste ano. A cantora foi nomeada na classe de single feminino do ano, com o tema “Kwankwaram”. A angolana disputa a categoria com a cantora e actriz norte-americana Tinashe, a artista nigeriana Yemi Alade, e a cantora sul-africana Zahara.

A música e o cinema representam as áreas com maior equilíbrio, sobretudo em algumas categorias onde os artistas norte-americanos são os favoritos. Este ano os músicos R. Kelly, Beyonce, Chris Brown e Nicki Minaj foram nomeados a categoria de melhor artista internacional.

Os filmes “Diamante de Sangue”, “Selma”, “Meio Sol Amarelo” e “12 anos Escravo” concorrem  para melhor Filme com presença notória de africanos. A categoria de melhor actor masculino tem como concorrentes David Oyetokunbo Oyelowo e Djimon Gaston Hounsou, pela participação no filme “Selma”, Edi Gathegi, na longa-metragem “X-Men: Primeira Classe”, Chiwetel Ejiofor, em “Meio Sol Amarelo”, e Dayo Okeniyi, em “Amor sem Fim”. O período de votação termina no dia 30 de Agosto do corrente ano. (ja.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA