Arábia Saudita espera ‘melhores relações’ com Irão após acordo nuclear

(AFP)
(AFP)
(AFP)

A Arábia Saudita disse, nesta terça-feira, que deseja construir “melhores relações” com o Irão, após a conclusão do acordo sobre o programa nuclear desse país, e fez um pedido a Teerão pela não ingerência nas questões domésticas dos vizinhos do Oriente Médio.

“Considerando-se que o Irão é um país vizinho, a Arábia Saudita espera construir com ele melhores relações em todos os campos com base na boa vizinhança e na não ingerência nas relações domésticas”, declarou um porta-voz do reino saudita, citado pela agência oficial SPA.

“Com a conclusão desse acordo, o Irão deve usar seus recursos a serviço de seu desenvolvimento e da melhora das condições do povo iraniano, no lugar de provocar atritos que possam deflagrar determinadas reacções de países da região”, acrescentou o porta-voz.

Recentemente, reavivaram-se as tensões entre a Arábia Saudita e seu principal adversário regional. No Iémen, por exemplo, Riad realiza uma campanha de ataques aéreos contra rebeldes xiitas apoiados pelo Irão. Além disso, na Síria, os sauditas estão ao lado dos rebeldes que tentam derrubar o regime, enquanto Teerão continua a ser o maior aliado regional do presidente Bashar al-Assad. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA