Angola/SADC: Secretário de Estado das Águas na reunião da ZAMBICOM no Zimbabwe

LUIS FILIPE DA SILVA - SECRETÁRIO DE ESTADO DAS ÁGUAS (Foto: Lino Guimarães)

O secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, participa hoje (quinta-feira), na cidade de Harare, na reunião dos países membros da Comissão da Bacia Hidrográfica do Zimbaer ?ZAMBICOM?, que antecede o encontro dos titulares do sector a nível da SADC, a decorrer sexta-feira, igualmente na capital da República do Zimbabwe.

LUIS FILIPE DA SILVA - SECRETÁRIO DE ESTADO DAS ÁGUAS (Foto: Lino Guimarães)
LUIS FILIPE DA SILVA – SECRETÁRIO DE ESTADO DAS ÁGUAS (Foto: Lino Guimarães)

Segundo o responsável, Angola preside actualmente o referido grupo que abordará vários assuntos, entre os quais ligados aos recursos existentes na bacia hidrográfica do Zimbaer e em outros países da comunidade que partilham projectos hídricos comuns.

Hoje, os participantes analisam, sobretudo, a questão dos recursos de água dos países que partilham ligações hídricas, como ocorre no projecto  Okavango-Zambeze e outros, em curso nesta zona austral do continente africano.

Segundo Luís Filipe da Silva, que chefia a delegação angolana ao evento, “analisar a gestão de recursos hídricos de toda região, e, em particular, os partilhados da bacia do Zambaer, de que Angola faz parte, é muto importante, daí a presença da comitiva nacional na reunião”, realçou.

Por sua vez, no encontro de sexta-feira, os membros vão analisar as orientações saídas do evento anterior, avaliar os programas executados até 2015 e traçar as directrizes para o programa do sector das águas na SADC para o período 2016-2020.

Integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo (RDC), Lesotho, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA