Angola presente em evento relativo à paz e segurança para RDC

Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti (Foto: Pedro Parente)
Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti  (Foto: Pedro Parente)
Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti
(Foto: Pedro Parente)

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, participa, desde hoje (sexta-feira), em Nairobi, Quénia, no retiro ministerial, no âmbito da implementação do Acordo-Quadro de Cooperação de Paz e Segurança para a República Democrática do Congo (RDC) e a Região dos Grandes Lagos.

O evento foi promovido pelo Conselho de Paz e Segurança da União Africana e pelas Nações Unidas e vai servir para reflectir colectivamente sobre os desafios na implementação do Acordo-quadro de Cooperação de Paz e Segurança e acordar-se sobre o caminho a seguir, informa uma nota de imprensa do Mirex (Ministério das Relações Exteriores), enviada hoje à Angop.

Preconiza-se igualmente encontrar-se medidas para reforçar as estruturas executivas do acordo, nomeadamente, o Comité de Apoio Técnico e Mecanismo de Supervisão Regional, mandatado para acompanhar o processo de implementação.

A nota acrescenta que as decisões saídas do Retiro Ministerial serão incluídas nas deliberações da próxima reunião do Comité de Apoio Técnico, prevista para o fim de Julho, que irá preparar a agenda para a Sexta Reunião de Alto Nível do Mecanismo de Supervisão Regional, agendada para Nova York, em Setembro de 2015, à margem da Assembleia Geral da ONU.

A presença de Angola surge na sequência de um convite formulado pelo Comissário da União Africana para a Paz e Segurança, embaixador Smail Chergui e pelo enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, embaixador Said Djinnit.

Angola é presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL). (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA