Angola participa na ministerial de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC

Logótipo da SADC (Foto: ANGOP)
Logótipo da SADC (Foto: ANGOP)
Logótipo da SADC (Foto: ANGOP)

Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participará na Reunião do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC, de 16 a 21 de Julho, em Pretória (África do Sul), informa uma nota de imprensa da diplomacia.

De acordo com a informação, o evento visa analisar a situação política e de segurança na região, precedido de uma Reunião de Altos Funcionários do Órgão, a ter lugar de 16 a 18 de Julho, devendo o Secretariado Executivo da SADC prestar informação sobre os últimos desenvolvimentos registados na República Democrática do Congo (RDC) e no Reino do Lesotho, bem como a actual situação política nas repúblicas do Madagáscar e de Moçambique.

Vai igualmente prestar informações aos Estados-Membros sobre os êxitos dos preparativos para a realização do Exercício Militar de treinamento de campo, designado “Amani África II”, de 19 de Outubro a 7 de Novembro, na África do Sul, no qual Angola participará com 232 efectivos, avança a nota, acrescentando que os participantes tomarão ainda conhecimento sobre a nova “Estratégia Regional da SADC contra o Terrorismo”.

Da comitiva angolana fazem também parte o titular da pasta da Defesa Nacional, João Manuel Gonçalves Lourenço, o secretário de Estado do Interior, Hermenegildo Félix, o chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, e o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Ambrósio de Lemos.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é um bloco económico e político composto por 15 países, cujo objectivo visa promover a manutenção da paz e segurança na região, bem como garantir o avanço económico, social e estabilidade política de cada um dos Estados-Membros.

Integram a SADC, Angola, Botswana, África do Sul, República Democrática do Congo, Reino do Lesotho, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Ilhas Seychelles, Reino da Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA