Angola participa na Conferência de Ministros da Juventude e Desportos da CPLP em Maputo

O ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba (Foto: D.R.)
O ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba (Foto: D.R.)
O ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba
(Foto: D.R.)

Angola far-se-á representar no dia 17, pelo titular da pasta, Manuel Gonçalves Muandumba, nos trabalhos da VIII Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que terá lugar, em Maputo.

O ministro angolano da Juventude e Desporto, que chefia uma delegação  do pelouro da Juventude, vai participar  igualmente na inauguração da VII Bienal de Jovens Criadores da CPLP,  a realizar de 17 a 21 do corrente, nas cidades de Maputo e Matola, parte amanhã para a capital moçambicana.

A Conferência da CPLP, que é presidida no biénio 2015-2016 por Moçambique, tem como objectivo a discussão de “temas pertinentes e actuais, comuns nas áreas da Juventude e do Desporto”, dos nove países membros.

O evento que contará com cerca de 80 personalidades, incluindo membros do Secretariado Executivo da CPLP e representantes do corpo diplomático acreditado no país, será inaugurado pelo Primeiro Ministro de Moçambique, seguindo-se a apresentação do relatório das actividades desenvolvidas no período 2014/2015.

A reunião dos ministros será precedida pelo encontro dos directores gerais da Juventude e Desporto da CPLP,  e pela reunião das Comissões de Juventude e do Desporto, que iniciou na manhã de hoje, em Maputo e terminará no dia seguinte.

Considerado um espaço de intercâmbio e diálogo sobre a problemática da criatividade, a Bienal de  Jovens Criadores teve início em 1998, na cidade da Praia, em Cabo Verde. Portugal realizou no Porto, a segunda edição do Fórum, em 2001, enquanto a terceira edição foi da responsabilidade de Moçambique., em 2006.

Em 2009 e 2011 as bienais realizaram-se no formato de I e II Mostras de Jovens Criadores em Lisboa e Luanda, respectivamente, subordinadas a um conceito de espaço de encontro entre jovens, com base nas perspectivas culturais, na suasv diversas formas de expressão.

Entretanto, em Junho de 2011, a Conferência dos Ministros Responsáveis da Juventude e do Desporto da CPLP deliberou a rotatividade das bienais por países, realizando-se  a edição de 2013, no Brasil, e no futuro em Portugal, no ano de 2017 e na Guiné-Bissau, em 2019. (portaldeangola.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA