Angola participa em debate sobre combate ao terrorismo

Ministro do Interior, Ângelo de Barros Veiga Tavares (ANGOP)
Ministro do Interior, Ângelo de Barros Veiga Tavares (ANGOP)
Ministro do Interior, Ângelo de Barros Veiga Tavares (ANGOP)

Angola participa, segunda e terça-feira, em Madrid, Espanha, numa reunião especial do Comité contra o Terrorismo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tomam parte no encontro mais de 200 peritos de 70 países, que vão debater as formas de se enfrentar o problema dos estrangeiros que lutam nas fileiras do Estado Islâmico (EI).

Além dos especialistas, participam também na reunião ministros do Interior e de Relações Exteriores e vice-ministros de 30 países, que vão avaliar as estratégias de combate ao terrorismo internacional.

Angola é representada na reunião de Madrid pelos ministros do Interior, Ângelo Tavares, e das Relações Exteriores, Georges Chicoti. Este último chegou ao fim da tarde de hoje a Madrid, proveniente de Timor Leste, onde participou na vigésima reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Numa cimeira de líderes nacionais, em Setembro do ano passado, o Conselho de Segurança pediu a todos os Estados para empreenderem medidas de urgência para deterem os combatentes estrangeiros do Estado Islâmico, cerca de 30 mil, originários de vários países.

Os debates têm como foco a detecção, intervenção e recrutamento, e a prevenção das viagens desses combatentes, os processos e a reabilitação dos rebeldes que regressam aos países de origem.

As conclusões da reunião são compiladas numa resolução para posterior aplicação pela Organização das Nações Unidas, que servirá de roteiro aos Estados para defender o fluxo de combatentes terroristas estrangeiros. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA