África: Enviado especial dos Estados Unidos inicia périplo pelos Grandes Lagos

MAPA DE ÁFRICA (Foto: Angop)

Washington – O enviado especial dos Estados Unidos para a Região dos Grandes Lagos, Thomas Perriello, iniciou no domingo um périplo por África no quadro de uma viagem que o conduzirá igualmente a França e ao Reino Unido, anunciou o Departamento de Estado norte-americano.

MAPA DE ÁFRICA (Foto: Angop)
MAPA DE ÁFRICA (Foto: Angop)

O primeiro destino de Perriello, durante esta digressão que cobre o período de 19 de Julho a 04 de Agosto, será a República Democrática do Congo (RDC) antes de prosseguir sucessivamente para o Burundi, o Rwanda, o Uganda e finalmente França e o Reino Unido.

Esta deslocação será a primeira efectuada pelo enviado especial Perriello durante o seu mandato e será para ele a oportunidade para trocar impressões com os intervenientes regionais chaves sobre as prioridades eleitorais, de governação e em matéria de segurança, declarou o Departamento de Estado num comunicado de imprensa.

Uma vez na RDC, Periello vai visitar Kinshasa e Goma para se encontrar com responsáveis governamentais, membros da oposição, funcionários das Nações Unidas e representantes da sociedade civil para discutir sobre as próximas eleições e os contínuos desafios de segurança.

Sobre o Burundi, os Estados Unidos continuam a sublinhar a importância de se preservar os acordos de Arusha e chegar a uma solução política para a crise.

No Rwanda e no Uganda, o enviado especial vai reunir-se com representantes do Governo para examinar uma série de questões regionais e bilaterais, incluindo os processos eleitorais, as ameaças à segurança regional e a crise em curso no Burundi.

O responsável terminará a sua viagem com escalas em Paris e em Londres para se encontrar com os parceiros da P3 (Parceria Público-Privado) sobre a coordenação e os compromissos dos doadores. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA