10 mil e 590 refugiados registados em Kivu-Sul, no leste da RD Congo

Refugiados da RD Congo (Foto: Angop)
Refugiados da RD Congo (Foto: Angop)
Refugiados da RD Congo (Foto: Angop)

Quase 10 mil e 590 refugiados foram registados em Kivu-Sul, no leste da República Democrático Congo (RDC), dos 131 mil e 980 deslocados recenseados na Região dos Grandes Lagos, indicou quarta-feira última o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Dos 10 mil e 590 refugiados registados na RD Congo, 10 mil e 425 foram recenseados com o sistema eletrónico em Kivu-Sul (leste). As operações de transferência destes refugiados dos centros de trânsito para a zona de Lusenda (Kivu-Sul) estão em curso, lê-se num documento do ACNUR publicado quarta-feira última em Kinshasa.

Na data de 30 junho último, cinco mil refugiados foram transferidos para a zona de Lusenda onde uma assistência multissetorial é fornecida pelanmesma instituição e pelos seus parceiros operacionais e executivos.

A este número se acrescentam-se nove mil outros Burundeses presentes em Kivu-Sul antes da eclosão da crise no início de abril de 2015.

Segundo este documento, no Rwanda, na Tanzânia e no Uganda, foram recenseados respetivamente 45 mil e 740, 66 mil e 612 e nove mil e 38 refugiados.

Foi em Lusenda que o representante regional do ACNUR, Stefano Severe, assistiu às atividades comemorativas do Dia Mundial do Refugiado assinaladas a 20 de junho de 2015, indica-se. (panapress.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA