Windows 10 Mobile – Build 10136

(tecnologia.com)

Esta semana a Microsoft lançou uma build do novo Windows 10 Mobile, dando assim mais um passo importante para a versão final deste sistema operativo, com data de lançamento para final do ano.

(tecnologia.com)
(tecnologia.com)

A empresa dona do Windows Phone disponibilizou a build 10136 e com ela chegam muitas correções de bugs reportados anteriormente, como algumas novidades.

Com este lançamento, a Microsoft alertou os utilizadores que existe uma questão em relação à instalação do mesmo. Para os utilizadores que já estejam a utilizar uma build anterior, disponibilizada pelo programa Windows Insiders, necessitam proceder ao downgrade e só então efetuar uma instalação clean da build 10136. Para todos aqueles utilizadores que ainda têm o Windows 8.1 instalado, não existe qualquer problema.

Em relação às novidades, destaque para a Cortana. O assistente pessoal da Microsoft apresenta-se com um look bastante atrativo e mais enquadrado com o restante design do próprio sistema operativo. Bastante próximo do que será o resultado final do assistente do Windows.

Das várias melhorias na Cortana, destaque para a possibilidade de mudar para o tema escuro assim como para as opções de tracking de vôos e encomendas da Amazon.

As aplicações de câmara e fotos também sofreram melhorias no desempenho e usabilidade. Para os utilizadores dos Lumias 1520,930,830,640 e 640XL é possível instalar a app Lumia Câmara Beta como câmara por defeito.

Os equipamentos de grande dimensão (iguais e superiores a 5 polegadas) não foram esquecidos nesta build. Para estes dispositivos, foi adicionada uma nova funcionalidade que facilita  o uso do telemóvel com apenas uma mão. Se o utilizador pressionar e segurar o botão iniciar, o ecrã irá deslizar para baixo, ficando assim mais acessível e prático para o uso de apenas uma só mão.

Bugs corrigidos:

Em relação a bugs corrigidos, o problema com a receção de MMS está resolvida nesta build, assim como o desbloquear o telemóvel com o toque.

Existia ainda alguns problemas em relação à central de ações, nomeadamente quando se expandia ou retraia a central, ficando por vezes bloqueada.

O botão de Wi-Fi da central de ações também foi corrigido. Antes desta build, quando se clicava neste botão, o sistema abria as definições de Wi-Fi e não o ativava.

Problemas conhecidos nesta build:

Como ainda não estamos presentes a versão final do Windows 10, existem alguns problemas que já são conhecidos pela equipa de desenvolvimento e que deverão ser corrigidos na próxima build. Por isso, após instalar, se reparar tiles duplicados no ecrã “Todos as aplicações” é “normal”. Existe também um problema com a inserção do PIN de segurança. Se o utilizador se enganar várias vezes, terá que efetuar um truque para desbloquear. A solução passa por pressionar “Chamada de emergência” e pressionar de seguida “Voltar”.

Resumindo, a Microsoft aproxima-se cada vez mais da versão final do seu novo sistema operativo. Ainda existem algumas arestas a serem limadas mas é notório a evolução do sistema de build para build. (tecnologia.com)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA