Vice-presidente de Luanda exorta maior empenho dos directores de escolas

SALA DE AULAS (Foto: Pedro Parente)

Os directores pedagógicos das escolas do Município de Luanda foram encorajados hoje (quinta-feira), pela vice-presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), para esfera técnica, Josina Martins, a darem o máximo de si e serem guias na sustentabilidade da educação.

SALA DE AULAS (Foto: Pedro Parente)
SALA DE AULAS (Foto: Pedro Parente)

O apelo da responsável foi feito quando procedia a abertura do seminário sobre “Formação em Gestão Pedagógica, Curricular e Supervisão”, promovido pela direcção da educação da CACL, para os directores pedagógicos.

De acordo com Josina Martins, as direcções escolares devem saber liderar estes objectivos e alavancar a educação, sem se esquecerem das suas responsabilidades na prestação de contas à comunidade envolvente e a sociedade em geral.

Para si, a preocupação de formar, capacitar e qualificar os quadros directivos das escolas, constitui um objectivo prioritário a nível nacional, daí a pertinência da promoção desse certame.

Informou que o seminário perspectiva ajudar os directores pedagógicos nas questões que têm a ver com a gestão pedagógica e de currículo nas escolas, por formas a se elevar o sistema de aprendizagem dos alunos.

Outra questão apontada como importante nessa formação, tem a ver com os referenciais teóricos e práticos nacionais e internacionais, modelos de planificação de currículo na sala de aulas, passando dos referenciais teóricos à práticas desejadas.

A formação enquadra-se nos objectivos das estratégias da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, tendente a promoção, controlo e ordenar a formação dos funcionários ligados ao sector da educação.

Durante dois dias, mais de cem directores pedagógicos das escolas do Município de Luanda vão actualizar conhecimentos sobre “O contexto e referencial educativo de uma gestão pedagógica inovadora”, “Filosofia pedagógica dos currículos em Angola”, e “A supervisão pedagógica como garantia de qualidade na gestão de curriculum”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA