Ler Agora:
Vice-presidente de Angola chega a Maputo para os 40 anos de independência
Artigo completo 3 minutos de leitura

Vice-presidente de Angola chega a Maputo para os 40 anos de independência

Maputo – O vice-presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, chegou, ao início da tarde desta quinta-feira, a Maputo (Moçambique) para participar nos festejos dos 40 anos da independência deste país, em representação do Presidente José Eduardo dos Santos.

Manuel Vicente, Vice-Presidente da República de Angola está em Moçambique para festejos da independência (Foto: Pedro Parente)

Manuel Vicente, Vice-Presidente da República de Angola está em Moçambique para festejos da independência (Foto: Pedro Parente)

No aeroporto da capital moçambicana, Manuel Domingos Vicente foi recebido pelo secretário permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Filipe Estume.

Estiveram igualmente no aeroporto internacional de Maputo a secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, o embaixador angolano acreditado neste país, Brito Sozinho, assim como altos funcionários do Estado angolano.

Por todo o país, os moçambicanos assinalam a passagem desta efeméride cujo ponto alto terá lugar quinta-feira (25), no mítico estádio da Machava, na presença de distintas figuras do continente e mundiais.

Sob o signo da união, do Rivumo a Maputo, milhões de cidadãos deste país de língua oficial portuguesa participam efusivamente das actividades políticas, desportivas e culturais, que decorrem nos mais distintos pontos e sob as mais distintas formas.

Após um longo período de guerra, a 25 de Junho de 1975, os moçambicanos proclamavam
a independência do país da então colónia portuguesa cheios de sonhos por um futuro melhor.

Porém, pouco tempo depois o país mergulhou numa guerra interna cujas consequências ainda hoje são visíveis, mas cientes dos desafios futuros os cerca de 24 milhões de moçambicanos fazem agora o balanço e projectam os desafios para os próximos anos, tendo em vista a visão dos heróis desta nobre nação como Eduardo Mondlane e Samora Machel.

No quadro das celebrações , de acordo com o programa oficial, entre as actividades de destaque tem lugar hoje, no centro cultural da Universidade Eduardo Mondlane, uma gala com exibição de distintos artistas locais.

Já na quinta-feira, o dia inicia com uma homenagem aos heróis moçambicanos, com a deposição de uma coroa de flores, a que se seguirá uma cerimónia sobre a Chama da Unidade, que desde a passada semana tem percorrido distintas regiões do país.

No final do dia, está igualmente prevista uma recepção, no Palácio da Ponta Vermelha, a ser oferecida pelo estadista moçambicano às delegações visitantes e outros convidados.

A República de Moçambique é um país localizado no sudeste da África, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte, Malawi e Zâmbia a noroeste. Tal como Angola é membro da SADC, CPLP e PALOP. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »