Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria já está em Luanda

Lászlo Szabó (DR)
Lászlo Szabó (DR)
Lászlo Szabó (DR)

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo da Hungria, Lászlo Szabó, chegou na manhã de hoje (segunda-feira), a capital angolana, para uma visita oficial de três dias, com vista ao reforço das relações bilaterais e de cooperação entre os dois países.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante recebeu cumprimentos de boas- vindas da embaixadora de Angola na Hungria, Lizeth Satumbo Pena, acompanhada de altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas húngaros.

Em declarações à Angop, a sua chegada a Luanda o diplomata disse que com o fim do regime socialista e queda do “Muro de Berlim”, as relações entre os dois país “enfraqueceram”, pelo que se perspectiva, com esta visita a Angola, relançá-las e estende-las a outros domínios.

Recordou que Angola mantem relações de cooperação politico-diplomáticas com a Hungria, com a presença de uma embaixada permanente naquele Estado da União Europeia, envolvendo as áreas da educação e ensino, petróleo e gás.

Durante a visita, a decorrer de 15 a 17 de Junho, Lászlo Szabó, vai reunir-se inicialmente com os ministros da Economia, Abrahão Gourgel, e da Agricultura, Afonso Pedro Canga, seguindo-se, na manhã de terça-feira, a audiência com a secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança.

A delegação da Hungria tem ainda previstos encontros de trabalho com os presidentes dos Conselhos de Administração da Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) e da SONANGOL, para tratar de aspectos ligados ao alargamento da cooperação.

A República de Angola e a Hungria estabeleceram relações diplomáticas a 8 de Abril de 1977, data em que assinaram o Acordo de Cooperação Económica, Técnico-Científico e Cultural. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA