Universidade Católica de Angola promove curso de Gestão Hospitalar

Universidade Católica de Angola (Foto: D.R.)
Universidade Católica de Angola (Foto: D.R.)
Universidade Católica de Angola
(Foto: D.R.)

O Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Angola é uma unidade orgânica da mesma universidade e tem por objectivo formar quadros nas áreas de saúde, nomeadamente Saúde Pública, Economia e Gestão da Saúde e Nutrição.

No âmbito da sua política de formação e superação, o Instituto Superior de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Angola oferece diversos níveis de cursos de curta duração, na modalidade presencial e abertos a profissionais de saúde, estudantes e outros interessados em ampliar seus conhecimentos, independentemente de possuírem ou não vínculo com a universidade.

Segundo o director do centro, Wind Duarte, a modalidade do curso é voltada para a complementação da formação. “Ela é indicada para aquele profissional que tem desejo em adquirir conhecimentos e actualizar os seus conhecimentos, em alguns casos, não se exige a formação superior completa como requisito”, esclareceu.

O responsável disse que, além de ter foco estratégico, o curso aborda as práticas e actividades rotineiras do administrador hospitalar no serviço de saúde existente, na sua realidade profissional, com linguagem de fácil assimilação para profissionais com formação assistencial, pouco familiarizados com técnicas e termos específicos da gestão. “O curso de curta duração deverá permitir uma influência positiva no mercado de trabalho, no sector da saúde, pois um profissional interessado em se superar deverá investir na formação, como forma de actualização nas questões que enfrenta no quotidiano laboral”, disse.

Objectivos do curso

O responsável explicou que os objectivos são os de adquirir e actualizar conhecimentos na área da gestão hospitalar, melhorar, ampliar os conhecimentos e a rede de contactos profissionais. “Vamos definir também uma linha de especialização, permitir a abertura de novas perspectivas de formação profissional”, disse.

Por outro lado, Wind Duarte diz que os cursos serão ministrados na Universidade Católica de Angola por Carlos Masseca – secretário de Estado da Saúde. “O curso em epígrafe está aberto a todos os interessados, nomeadamente a directores provinciais, directores municipais e distritais, funcionários da saúde, estudantes universitários e outros interessados”, adiantou. O responsável explicou que o Instituto Superior de Ciências da Saúde é uma unidade orgânica da mesma universidade e foi criada há quatro anos.

“O número de vagas para este curso é limitado, mas a prioridade é absorver o maior número de profissionais afectos à área da saúde, desta forma, pensamos nós, estaríamos a dar um suporte formativo ao serviço e ao sistema nacional de saúde”, disse.

O responsável informou ainda que o curso começa no dia 29 de Junho e que terá duração de quatro horas e serão abordados vários assuntos, tais como: conceito e estrutura orgânica e funcional do hospital; evolução histórica do hospital e da gestão hospitalar; conceito de hospital; arquitectura hospitalar; norma científica de concepção de hospital; estrutura orgânica de concepção e funcional do hospital; classificação dos hospitalares; enfermaria e funções do hospital entre outros.

Futuros projectos

“Na área da saúde, na nossa instituição, ainda não foram ministrados cursos, devendo este ser o primeiro. No entanto, temos em carteira outros cursos, tais como: vigilância sanitária e epidemiológica; cuidados primários em enfermagem; módulo II de gestão hospitalar; liderança; monitoria e avaliação no sector da saúde; bases de dados e sistemas de informação em saúde”. (expansao.ao)

Por: Sita Sebastião

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA