UE está preparada para saída da Grécia da zona do euro, diz comissário

Günther Hermann Oettinger (DR)
Günther Hermann Oettinger (DR)
Günther Hermann Oettinger (DR)

O comissário europeu Günther Oettinger afirmou hoje que a União Europeia está preparada para a eventual saída da Grécia da zona do euro, embora as autoridades da região estejam dispostas a fazer o possível para evitar esse cenário.

“A saída da Grécia da zona do euro não é um objectivo para nós, mas seria inevitável se não encontrarmos uma solução nos próximos cinco dias”, disse Oettinger, durante entrevista à rádio Deutschlandfunk.

Na terça-feira (30), a Grécia tem uma dívida de 1,55 bilhão de euros a pagar a um de seus credores, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o mesmo dia em que vence a parte da zona do euro no actual programa de ajuda de Atenas, no valor de 245 bilhões de euros. O temor é que os gregos decretem uma moratória e sejam forçados a deixar o bloco.

Nos últimos dias, o governo grego teve intensas negociações com os credores – o FMI, o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia – sobre medidas que Atenas precisa implementar para garantir a liberação da tranche final de 7,2 bilhões de euros do programa de ajuda, mas o impasse que se arrasta há meses não foi superado.

Segundo Oettinger, a UE não tem um “plano B” para o caso de as negociações fracassarem mas, se não for possível manter a Grécia na zona do euro, o bloco estará preparado para essa situação. Se necessário, o BCE vai agir para evitar danos a outros países que compartilham a moeda única, explicou ele.

As conversas de ontem entre a Grécia e os ministros de Finanças da zona do euro, que formam o Eurogrupo, terminaram sem resultado. Uma nova rodada de negociações foi marcada para este sábado. (Dow Jones Newswires)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA