Turquia: AKP disposto a fazer alianças

(D.R)
(D.R)
(D.R)

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoğlu, está em contacto com todas as forças políticas do país, depois de o partido no poder, o AKP, ter vencido as eleições com uma maioria relativa, que o vai obrigar, pela primeira vez, a partilhar o poder. A hipótese de eleições antecipadas não está excluída: “Vou falar com todos os partidos da oposição, para bem do país, com base em princípios morais. Estamos prontos a discutir tudo publicamente, desde que não vá contra os nossos princípios”, disse Davutoğlu.

O presidente e fundador do AKP Recep Tayyip Erdoğan encontrou-se com o mais velho dos deputados (logo, presidente da Assembleia na sessão de abertura) e antigo líder do principal partido da oposição republicana e laica, Deniz Baykal. No entanto, Erdoğan disse que não iria interferir no processo de formação de uma coligação de governo.

Selahattin Demirtaş, líder do Partido Democrático do Povo, representativo dos curdos, foi um dos responsáveis pela perda da maioria absoluta do AKP. Os curdos entraram pela primeira vez para o parlamento turco.

“Vou falar com todos os partidos da oposição, para bem do país, com base em princípios morais.” (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA