Togo: Representante pessoal de chanceler alemã em Lomé para visita de trabalho

BANDEIRA DO TOGO

Cartum – O Presidente Robert Mugabe do Zimbabwe chegou a Cartum para assistir à cerimónia de investidura, marcada para esta terça-feira, do seu homólogo sudanês, Omar El-Bechir.

BANDEIRA DO TOGO
BANDEIRA DO TOGO

Sudão: Presidente zimbabweano assiste a juramento do homólogo sudanês

Cartum – O Presidente Robert Mugabe do Zimbabwe chegou a Cartum para assistir à cerimónia de investidura, marcada para esta terça-feira, do seu homólogo sudanês, Omar  El-Bechir.

Mugabe, que é igualmente presidente em exercício da União Africana (UA), foi acolhido no aeroporto de Cartum por El-Bechir.

O Sudão do Sul enviou igualmente o seu Vice-Presidente, James Wani Igga, à frente duma delegação de alto nível para participar no evento.

O enviado de Angela Merkel, chegado domingo a Lomé, para uma visita de 48 horas, foi recebido pelo chefe de Estado togolês, Faure Essozimna Gnassingbé, e depois pelo primeiro-ministro Kwesi Séléagodji Ahoomey Zunu, esta segunda-feira.

Ele saudou as relações de boa cooperação entre os dois países e anunciou que o Togo fará parte dos países de África que vão beneficiar do projecto “Saúde em África” promovido pelo Governo alemão no valor de 205 milhões de euros, ou seja, 134 biliões de francos CFA.

O Togo poderá receber do projecto 10 milhões de euros (cerca de seis biliões e 550 milhões de francos CFA).

Gunter Nooke manifestou-se esperançado de que Togo construa a sua democracia e continue a cooperação com a Alemanha.

A Alemanha, antiga potência colonizadora do Togo, retomou a cooperação com Lomé em 2011 depois de quase de 20 anos de ruptura por “défice democrático”, nos anos 90.

O relançamento das relações bilaterais, explica Berlim, resulta dos esforços do Togo em melhorar a situação dos direitos humanos e a organização de eleições “mais aceitáveis”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA