Taliban realiza ataque ousado ao Parlamento afegão e deixa 19 feridos; 6 atiradores morrem

(euronews.com)

Um homem-bomba e seis atiradores do Taliban atacaram o Parlamento afegão nesta segunda-feira, ferindo pelo menos 19 pessoas e provocando uma nuvem de fumaça preta sobre Cabul, enquanto o grupo militante islâmico capturou um segundo distrito do norte em dois dias.

(euronews.com)
(euronews.com)

O ataque ao centro simbólico de poder, um dos mais ousados em anos, junto com uma série de ganhos do Taliban em outros lugares, levanta questões sobre a capacidade das forças de segurança afegãs treinadas pela Otan e o quão longe os militantes podem avançar.

A violência entrou em uma espiral no Afeganistão desde a saída de grande parte das forças estrangeiras, no final do ano passado. Os insurgentes estão tentando tomar territórios, mais de 13 anos depois da intervenção militar liderada pelos Estados Unidos que derrubou o Taliban do poder.

O ataque começou quando um militante taliban explodiu um carro cheio de explosivos fora dos portões do Parlamento, disse Ebadullah Karimi, porta-voz da polícia de Cabul, levantando questões sobre como o motorista passou por diversos pontos de checagem de segurança.

Seis atiradores se posicionaram em prédios perto do Parlamento, segundo ele. As forças de segurança mataram os seis após uma troca de tiros que levou quase duas horas. (swissinfo.ch)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA