Rússia espera que Ucrânia assuma com responsabilidade cadeira não permanente no Conselho de Segurança da ONU

(Foto: AP/Seth Wenig)
(Foto: AP/Seth Wenig)
(Foto: AP/Seth Wenig)

Rússia espera por uma abordagem responsável da Ucrânia na qualidade de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, disse em entrevista à Sputnik o representante permanente da Rússia no órgão, Vitaly Churkin.

O Conselho de Segurança é composto por cinco membros permanentes (Rússia, EUA, Grã-Bretanha, França e China) e dez membros não permanentes e rotativos.

“Na realidade, Ucrânia está sem concorrentes para a eleição da cadeira do grupo de países do Leste Europeu para a gestão de 2016-2017. Por isso, a eleição da Ucrânia já está garantida”, disse Churkin.

“Não pretendemos nos intrometer nisso de modo algum. Esperamos que os colegas ucranianos demonstrem uma abordagem responsável para o papel de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU”, comentou o diplomata russo.

No entanto, concluiu Churkin, é claro que o fato da eleição para a cadeira não permanente do Conselho de Segurança poderá ser apresentado como “triunfo da diplomacia ucraniana”, bem como “um apoio dos EUA à Ucrânia, no sentido de ter ajudado na eleição”. (sputniknews.com)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA