República Centro-Africana anuncia eleições para 18 de Outubro

RCA (DR)
RCA (DR)
RCA (DR)

A República Centro-Africana anunciou eleições presidenciais e parlamentares, consideradas fundamentais para ajudar a acabar com dois anos de conflito inter-religioso, para 18 de Outubro, disse um porta-voz do governo interino nesta quinta-feira.

O país descambou para o caos em Março de 2013, quando rebeldes predominantemente muçulmanos tomaram o poder, o que provocou represálias de milícias cristãs, que expulsaram dezenas de milhares de muçulmanos do sul numa partição de facto do país.

Uma autoridade de transição actualmente no poder está encarregada de organizar as eleições e restaurar o regime democrático.

No entanto, as eleições têm sido repetidamente adiadas, e um fórum nacional de paz afirmou no mês passado que um calendário anterior que previa eleições em Junho ou Julho era irreal.

Antes das eleições haverá um censo eleitoral, de 27 de Junho a 27 de Julho, e um referendo sobre uma nova Constituição, em 4 de Outubro, disse o porta-voz da autoridade de transição. Um eventual segundo turno ocorrerá em 22 de Novembro. (reuters.com)

por Crispin Dembassa-Kette

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA