Reafirmação da protecção da criança “Absoluta Prioridade” destaque social da semana

Deputados à Sétima Comissão da Assembleia Nacional Visitam Maternidade Lucrécia Paim (Foto: Joaquina Bento)

A reafirmação de que a protecção dos direitos da criança, nomeadamente, a sua educação integral e harmoniosa, a protecção da sua saúde, condições de vida e ensino constituem “Absoluta Prioridade da família, do Estado e da sociedade pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, constitui um dos assuntos de destaque do noticiário social da semana de 31 de Maio a 6 de Junho do anoi em curso.

Deputados à Sétima Comissão da Assembleia Nacional Visitam Maternidade Lucrécia Paim (Foto: Joaquina Bento)
Deputados à Sétima Comissão da Assembleia Nacional Visitam Maternidade Lucrécia Paim (Foto: Joaquina Bento)

O governante, que falava no acto alusivo ao 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, assinalado segunda-feira, e na cerimónia de inauguração do Centro de Desenvolvimento da Criança, em Calumbo, adiantou que no estrito cumprimento da directiva da Constituição da República de Angola que estabelece no número 6, do seu Artigo 35º, constitui motivo de grande prazer e honra para o Executivo angolano a inauguração desta instituição.

O Centro, denominado “Nova Esperança”, surge no âmbito da expansão da rede de equipamentos sociais de apoio à criança em situação de risco e vulnerabilidade e a sua inauguração enquadrou-se nas celebrações do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, instituído pelas Nações Unidas, para chamar a atenção dos adultos a uma maior preocupação com o bem-estar delas, até a ocupação dos tempos livres.

Ainda no quadro do mês da criança, representantes de menores de todos os municípios e distritos da Província de Luanda reuniram-se quinta-feira, no anfiteatro do Governo com a vice-governadora provincial, para o sector político e social, Jovelina Imperial.

Durante os últimos sete dias foi noticiado também que os Ministérios do Planeamento e Desenvolvimento Territorial e da Saúde, através dos seus titulares, respectivamente, Job Graça e José Van-Dunem, rubricaram um protocolo, para a realização de um programa denominado “Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde 2015 (IIMS- 2015)”.

O programa, avaliado em nove milhões e cem mil dólares americanos, tem como objectivos a recolha de estimativas internacionalmente comparáveis, de indicadores-chaves, que são usados para avaliar a situação das crianças e mulheres na área da saúde, educação, protecção da criança e VIH/SIDA, monitorar o progresso  em direcção às metas nacionais e os compromissos internacionais.

Por outro lado, quarta e quinta-feiras, parlamentares, afectos às 7ª e 10ª Comissões vde Trabalho Especializada da Assembleia Nacional visitaram, respectivamente, a Maternidade Lucrécia Paim e o Hospital Américo Boavida, para se inrteirarem do seu funcionamento.

Em declarações à imprensa, a presidente da Sétima Comissão, Irene Neto, disse que a visita visou constatar como está a ser a aplicação do Orçamento Geral do Estado (OGE), bem como cumprir com as obrigações da Sétima Comissão da Assembleia Nacional que trata da área da saúde.

A informação de que Luanda alberga maior número de Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria foi outro destaque na última semana.

O facto foi anunciado pelo ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem.

A apresentação pública de um projecto de edição da Constituição da República de Angola (CRA), numa obra literária manuscrita por crianças angolanas radicadas em Portugal, também mereceu atenção na semana que hoje, sábado, termina.

O dado de que onze mil e 500 pessoas com Vih/Sida são controladas pelo Hospital Esperança, 95 porcento dos quais estão em tratamento pelo director da unidade sanitária, Milton Veiga foi outro facto marcante, avançado à imprensa a margem do acto de entrega, à aludida instituição sanitária, de 40 caixas de suplementos alimentares e de prevenção a malária, 40 cadeiras de rodas e dez pares de muletas canadianas, realizado na sede da Fundação Lwini.

Fez saber que o Hospital Esperança foi criado para poder comportar 2.500 utentes, tendo actualmente registados 25 mil utentes.

Durante a última semana, constituiu ainda destaque, a homenagem feita ao Cardeal Dom Alexandre do Nascimento por ter ingressado, quinta-feira, na Ordem da Curia Dominicana, numa celebração Eucarística que decorreu na comunidade de São Tomás de Arquino, na Urbanização Nova Vida, em Luanda.

Rui Carlos Lopes, promotor geral do Laicado Dominicano em Roma, que presidiu a celebração, ressaltou que cada vez que um novo membro entra para a família dominicana se torna um grande jubilo.

“Acolhemos na nossa família um cardeal da Santa Igreja Romana, um homem a quem não deixamos de reconhecer uma dimensão singular, que se destacou na história do seu  povo e país, quer no seu processo para a independência, quer para a consolidação da paz.

O encerramento do seminário sobre “Comunicação Social Prática”, que vinha decorrendo desde 27 de Maio a 04 de Junho, dirigido aos chefes de redacção, editores, jornalistas e outros profissionais ligados à Comunicação Social, foi também marcante.

O evento teve como objectivos capacitar técnicos na área de comunicação institucional e outros serviços directos do sector, bem como responsáveis editoriais dos órgãos públicos, no sentido de compreender melhor a dinâmica da comunicação entre aquilo que é produzido pelo Executivo e as expectativas do cidadão. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA