Primeiro grupo gerador da barragem de Laúca entra em funcionamento em 2017

APROVEITAMENTO HIDROELECTRICO DA BARRAGEM DE LAÚCA (Foto: Francisco Miúdo )

O primeiro grupo gerador da barragem hidroelétrica do Laúca, com a capacidade de produzir 340 megawtts, em construção sobre o Rio Kwanza, na província do Cuanza-Norte, começa a funcionar a partir de Abril de 2017

APROVEITAMENTO HIDROELECTRICO DA BARRAGEM DE LAÚCA (Foto: Francisco Miúdo )
APROVEITAMENTO HIDROELECTRICO DA BARRAGEM DE LAÚCA (Foto: Francisco Miúdo )

Em declarações hoje à Angop, em Luanda, o representante da empresa canadiana  Andritz Hydro, Stefan Erath, responsável pelo fornecimento de equipamentos ao empreendimento, disse que os trabalhos estão avançados e as primeiras maquinas começaram já a chegar ao país e a serem montadas.

Segundo o responsável, a empresa canadiana vai igualmente  instalar outros cinco grupos geradores com a mesma capacidade, até o final do projecto.

“ A nossa empresa será a responsável pela manutenção do equipamento, num primeiro instante, depois depende da contratação, mas estamos dispostos ao seu acompanhamento”, sublinhou.

O projecto começou com  o desvio do rio, estando  na sua  segunda fase de construção, que vai produzir mais de dois mil megawatts a partir de 2017. O projecto começou a cerca de três anos, num  processo que iniciou com o desvio do rio, construção civil e a parte de eletromecânica.

Laúca congregará duas centrais de produção de energia, das quais a primeira será constituída por seis unidades geradoras, para gerar um total de 2.004 megawatts (MW).

Está ainda previsto uma outra unidade que estará voltada para o equilíbrio ecológico e terá uma capacidade para produzir 70 megawatts, mantendo igualmente um caudal  no leito do rio para garantir a preservação das espécies aquáticas.

A empresa Andritz Hydro faz parte do grupo de firmas em missão de negócios em Angola, que de 22 a 26 do corrente mês investigam o mercado nacional para possíveis investimentos, nos diversos ramos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA