Primeiro avião elétrico tripulado da América Latina faz voo inaugural

(ACS Aviation/Divulgação)
(ACS Aviation/Divulgação)
(ACS Aviation/Divulgação)

O voo inaugural da Sora-e, primeira aeronave elétrica tripulada da América Latina, aconteceu com sucesso na tarde desta terça-feira (23). O voo durou cinco minutos, o suficiente para entrar para a história do Brasil e do Paraguai.

Segundo a Itaipu, o avião coloca os dois países na vanguarda do desenvolvimento tecnológico de aeronaves tripuladas com propulsão elétrica.

O modelo pode levar duas pessoas (piloto e passageiro) e tem autonomia de 45 minutos de voo, expansível para uma hora e meia, com velocidade máxima de 340 km/h.

O avião foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na categoria Pesquisa e Desenvolvimento. Foi desenvolvido pela Itaipu Binacional, em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A decolagem foi às 14h28, na pista do aeroporto da Itaipu Binacional, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias. A aeronave sobrevoou o entorno do reservatório da usina Itaipu e pousou sem imprevistos. (sputniknews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA