Presidente da República convidado para festividades do Dia Nacional do Sudão do Sul

José Eduardo dos Santos (à dir.) convidado para festa nacional do Sudão do Sul (Foto: Francisco Miudo)
José Eduardo dos Santos (à dir.) convidado para festa nacional do Sudão do Sul (Foto: Francisco Miudo)
José Eduardo dos Santos (à dir.) convidado para festa nacional do Sudão do Sul (Foto: Francisco Miudo)

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi convidado nesta sexta-feira a participar nas festividades do 4º aniversário da independência do Sudão do Sul, a 9 de Julho.

O convite do Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, foi entregue ao estadista angolano pelo enviado especial daquele, Nhial Deng Nhial, durante uma audiência que lhe foi concedida no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda.

Em declarações à imprensa, no termo da audiência, Nhial Deng disse que recebeu garantia de José Eduardo dos Santos de que Angola será representada no evento ao mais alto nível.

Salientou que os dois interlocutores passaram em revista a situação vigente na República do Sudão do Sul, à luz das decisões tomadas na cimeira extraordinária da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), sobre o processo de paz naquele país, realizada em Maio, na capital angolana.

Indicou que o Presidente José Eduardo dos Santos prometeu que vai continuar a fazer consultas, tanto a nível da CIRGL como das Nações Unidas, para encontrar uma solução pacífica do conflito interno naquele país, onde o grupo rebelde faz finca-pé em manter intacto o seu exército.

O enviado de Salva Kiir Mayardit manifestou-se optimista quanto ao desfecho positivo do processo de paz no Sudão do Sul, com o apoio da CIGRL, a julgar pela experiência e habilidade política de José Eduardo dos Santos, actual presidente em exercício deste órgão.

O Sudão do Sul, cuja capital é a cidade de Juba, tornou-se um Estado independente em 9 de Julho de 2011, e entrou para a União Africana (UA) no dia 28 do mesmo mês.

Com uma população estimada em 11,3 milhões de habitantes, o Sudão do Sul faz fronteiras a norte com o Sudão, a leste com a Etiópia, ao sul com o Quénia, Uganda e República Democrática do Congo, e a oeste com a República Centro-Africana. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA